Pular para o conteúdo principal

HUMANIDAD EN RED

Cuba: 62 anos de resistência - José Dirceu

Cuba povoa nosso inconsciente e nossa memória, como pode uma pequena ilha no Caribe e um povo resistir a 60 anos de guerra econômica, política, diplomática, a uma invasão mercenária dirigida pela Cia, pelo governo dos Estados Unidos, a um bloqueio econômico, comercial e financeiro, a sabotagem e ataques, tentativas de assassinar seu líder maior, Fidel Castro.

Mesmo sem apoio da comunidade internacional os Estados Unidos continuam ilegalmente em Guantánamo e bloqueando, palavra que só serve para encobrir a realidade, em guerra contra Cuba, aplicando todo tipo de sanção e retaliação contra os que ousam desrespeitar leis aprovadas pelo Congresso Norte Americana que como no Império Romano e outros tem efeito ainda que sem respaldo no direito internacional “erga omnes”.

A recente derrota fragorosa dos Estados Unidos no Afeganistão demonstra como, aliás, reconhece o presidente Biden, na série documental "Ponto de Virada: 11/9 e a Guerra contra o Terror", só ao povo afegão cabe decidir seu destino, sua forma de governo e de vida em sociedade.

Depois de 20 anos de guerra a um custo de 1,6 trilhões de dólares, se incluirmos o Iraque podemos chegar a cifra absurda de 6,5 trilhões de dólares e de vidas de 2,3 mil norte-americanos, 20 mil feridos, e 60 mil soldados e 120 mil civis afegãos.
https://progresosemanal.us/wp-content/uploads/2014/04/Fidel-Castro-Playa-Giron-Cuba-Bay-of-Pigs-invasion-1-580x438.jpg
Comandante Fidel Castro na batalha de Playa Girón em 1961
Vamos recordar que os Estados Unidos invadiram também a Líbia, escudados na Aliança Atlântica e apoiaram e financiaram a insurgência contra Assad na Síria, o resultado em todos casos foram países destruídos, divididos e arruinados, e guerra civil no caso da Líbia e totalmente destruído no caso da Síria, cujo governo sobreviveu até pelo apoio do Irã e da Rússia e mesmo indiretamente da Turquia.

Independente dos governos que tinham e de seu caráter o fato inconteste é que seus povos viviam melhor e em paz antes das intervenções norte-americanas e que está mais do que comprovado que é hora da comunidade internacional fazer valer o direito internacional e cessar toda e qualquer ação de governo seja militar ou não que contrarie os princípios estabelecidos na Carta das Nações Unidas.

Na Constituição Federal brasileira de 1988 esses princípios foram adotados: independência nacional, prevalência dos direitos humanos, autodeterminação dos povos, não-intervenção, igualdade entre os Estados, defesa da paz e solução pacifica dos conflitos, repudio ao terrorismo e ao racismo, cooperação entre os povos para o progresso da humanidade e concessão de asilo político.

A Assembleia Geral da ONU aprova resolução pedindo o fim do embargo dos Estados Unidos a Cuba
184 votos a favor
2 contra (Estados Unidos e Israel)
3 abstenções (Colômbia, Ucrânia e Emirados Árabes Unidos)

Só deve prevalecer o direito internacional e a vontade soberana de todos povos e Estados, no caso especifico de Cuba as resoluções das Nações Unidas, de sua assembleia geral, são claras e objetivas a ocupação ilegal de Guantánamo e o bloqueio criminoso são e foram reiteradamente condenados pela comunidade internacional, pela 29ª vez por 184 votos contra e dois a favor do embargo, nome bonito para o bloqueio, foi condenado, com a vergonhosa abstenção do Brasil ou melhor do Governo Bolsonaro já que tradicionalmente votávamos contra o embargo. Sobre Guantánamo, a ONU não só condena a permanência em território cubano de uma base norte americana como exige o fechamento da infame prisão que os EUA mantém na Ilha onde a tortura foi prática comum, hoje mais do que comprovada por documentos do próprio governo dos Estados Unidos.

Não resta dúvida que a guerra comercial e econômica que é movida contra o povo de Cuba é a principal causa da maioria de seus problemas, basta visitar a realidade internacional, após décadas de guerra e ou sanções econômicas e bloqueios os Estados Unidos chegaram a acordos primeiro com a China ainda no governo Nixon e depois com o Vietnã e basta ver a evolução desses países desde então para compreender a gravidade das sanções econômicas, hoje aplicadas contra o Irã e a Venezuela, com consequências trágicas para seus povos.

Todo apoio a Cuba, seu povo e governo e nossa gratidão sempre pela solidariedade e apoio em nossa luta contra a ditadura militar nas décadas de 60 e 70.

--
José Dirceu
José Dirceu de Oliveira e Silva, 74 anos, é advogado. Fundador do Partido dos Trabalhadores (PT). Foi deputado estadual e federal pelo PT e ministro da Casa Civil (governo Lula). Membro da RedhBrasil.